Itabuna recolheu mais de 25 mil t de lixo no primeiro semestre
Os investimentos feitos pela Prefeitura de Itabuna na limpeza da cidade foram destacados pelo diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur, Vicente José da Silva, ao fazer um balanço hoje das ações desenvolvidas no primeiro semestre. Entre janeiro e junho foi feita a coleta domiciliar de mais de 25 mil toneladas de lixo pelos caminhões compactadores da Biosanear nos turnos diurno e noturno, mas ele ressalta que é fundamental o engajamento da população para que a comunidade como um todo seja beneficiada e a cidade permaneça sempre limpa.
Dentre os investimentos o diretor Departamento de Limpeza Pública da Sedur destaca a ampliação do efetivo que atualmente é de 180 profissionais entre garis, roçadores, capinas, varredores, etc., aquisição de máquinas, caçambas, e equipamentos. “O poder público faz sua parte investindo na melhoria da coleta domiciliar, limpeza de canais de drenagem, roçagem e remoção de vegetação nas praças e ruas. Mas, se as pessoas não se conscientizarem da importância de sua participação de nada adiantará tanto esforço”, sustenta Vicente José da Silva, adiantando que a remoção do entulho é de responsabilidade de quem o produziu.
Para ilustrar sua preocupação, o diretor disse que ainda não se conseguiu acabar com os mais de 190 pontos de lixo espalhados pelo centro e bairros da cidade por conta da falta de parceria. “Os fiscais agem durante o dia, mas à noite as pessoas descartam o lixo em qualquer local”, diz. Para ele, a distribuição entre a população da tabela de horários da coleta domiciliar de lixo nos dois turnos significou avanço razoável, pois as pessoas ainda não se conscientizaram da necessidade de colocar os sacos de lixo na porta de casa uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública chama a atenção de comerciantes e moradores das avenidas Manoel Chaves, no São Caetano, Juraci Magalhães, no centro, e de alguns localidades dos bairros Conceição, São Pedro, Califórnia, Pedro Jerônimo, Fátima, Fonseca e Santo Antonio para que evitem o descarte irregular de lixo e entulhos. Diariamente são recolhidos sacos de lixo e restos de construção, móveis velhos, etc. nessas localidades, incluindo canteiros e terrenos baldios que devem ser murados ou cercados.
“Há uma rotina sempre quebrada por denúncias relativas a pontos de lixo nestes locais. Se houvesse cooperação da população, a Prefeitura não teria gastos de dinheiro público com essas ações recorrentes”, afirma Vicente José da Silva. A Diretoria de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém um telefone de plantão no horário de expediente para receber denúncias, sugestões e críticas que melhorem os seus serviços de coleta domiciliar de lixo, capinha e roçagem da vegetação e remoção de entulhos descartados irregularmente: (73) 3612-9825.